(83) 3142-1136
contato@ibratep.org
O Doutorado Livre em Educação Matemática é um curso voltado para a formação de pesquisadores e especialistas capazes de investigar e transformar o ensino e a aprendizagem da matemática. O programa tem como objetivo desenvolver uma compreensão profunda das teorias, métodos e práticas pedagógicas que envolvem a matemática em diferentes níveis educacionais, desde o ensino básico até o superior. A proposta é formar doutores com capacidade crítica, criativa e inovadora, preparados para enfrentar os desafios da educação matemática contemporânea e promover abordagens pedagógicas eficazes e inclusivas.
Objetivos Gerais:
O curso busca capacitar os alunos para:
Investigar e desenvolver práticas de ensino que promovam a compreensão profunda e significativa da matemática.
Examinar criticamente os processos de ensino-aprendizagem da matemática, propondo soluções para desafios específicos da disciplina.
Promover a inclusão e a acessibilidade no ensino da matemática, abordando as necessidades de estudantes com diferentes níveis de proficiência e contextos culturais.
Liderar projetos de pesquisa e inovação que contribuam para a evolução da educação matemática, tanto no ambiente escolar quanto acadêmico.
Objetivos Específicos:
Estudar as Teorias de Aprendizagem Matemática: Analisar teorias clássicas e contemporâneas, como a teoria de Piaget, Vygotsky e abordagens construtivistas, e como elas fundamentam o ensino da matemática.
Desenvolver Metodologias Ativas de Ensino: Explorar metodologias como aprendizagem baseada em problemas (ABP), ensino investigativo, e tecnologias digitais aplicadas ao ensino da matemática.
Incentivar a Pesquisa e a Inovação: Capacitar para o desenvolvimento de pesquisas de alto impacto que explorem desafios, práticas e resultados no ensino da matemática.
Abordar a Educação Matemática Inclusiva: Desenvolver práticas pedagógicas que atendam às necessidades de alunos com deficiências e dificuldades de aprendizagem.
Amparo Legal
O curso se ampara na Modalidade Livre pela Lei 1821 de 12/03/1953, e Decreto Lei Nº 34.330 de 21/10/53, Decreto Lei Nº 9.394/96 e 9.475/97 e Pareceres Nº 97/99; 296/99 e 765/99 do CNE e Artigos: 5º,§ 1º, § 8º e 9º e Art. 210 da Constituição Federal, portanto não necessita da chancela do MEC.
Módulo 1: Fundamentos Teóricos da Educação Matemática
Objetivo: Introduzir os principais paradigmas e teorias que embasam a Educação Matemática, desde perspectivas históricas até teorias contemporâneas.
Módulo 2: História da Matemática na Educação
Objetivo: Analisar a evolução histórica da Matemática e sua relação com a educação, abordando marcos importantes e mudanças nas práticas pedagógicas.
Módulo 3: Métodos de Pesquisa em Educação Matemática I
Objetivo: Desenvolver as habilidades necessárias para a pesquisa qualitativa e quantitativa no campo da Educação Matemática.
Módulo 4: Didática da Matemática
Objetivo: Explorar as melhores práticas pedagógicas para o ensino de Matemática em diferentes níveis de ensino.
Módulo 5: Avaliação da Aprendizagem em Matemática
Objetivo: Estudar e desenvolver instrumentos de avaliação que reflitam adequadamente o conhecimento matemático dos estudantes.
Módulo 6: Resolução de Problemas e Pensamento Crítico
Objetivo: Abordar a resolução de problemas como estratégia central no ensino e na aprendizagem da Matemática.
Módulo 7: Tecnologias Digitais e Inovação na Educação Matemática
Objetivo: Explorar o uso de tecnologias digitais e inovações pedagógicas no ensino de Matemática.
Módulo 8: Teorias Cognitivas e Processos de Aprendizagem Matemática
Objetivo: Analisar o desenvolvimento cognitivo e os processos mentais envolvidos na aprendizagem da Matemática.
Módulo 9: Inclusão e Diversidade na Educação Matemática
Objetivo: Trabalhar com práticas e teorias que promovam uma educação matemática inclusiva e equitativa.
Módulo 10: Matemática e Interdisciplinaridade
Objetivo: Explorar como a Matemática interage com outras áreas do conhecimento e como isso pode ser aproveitado pedagogicamente.
Módulo 11: Políticas Públicas e Currículo em Educação Matemática
Objetivo: Estudar as políticas educacionais e currículos que regem o ensino da Matemática, tanto em nível nacional quanto internacional.
Módulo 12: Educação Matemática e Formação de Professores
Objetivo: Focar na formação inicial e continuada de professores de Matemática, explorando as práticas de ensino e desenvolvimento profissional.
Módulo 13: Tese de Doutorado (OPCIONAL)
Curso 100% online. Nossa metodologia permite que o aluno conclua no seu tempo. Não tendo tempo mínimo nem máximo para a conclusão.
– O aluno estudará de forma autônoma e 100% online pelo computado celular ou tablete .
– Todos cursos possuem uma avaliação que pode ser um questionário ou um resumo do conteúdo. Para ter direito ao certificado, o aluno precisa ser aprovado na avaliação (70% de aproveitamento). Caso não seja aprovado, pode realizar a avaliação novamente sem qualquer custo.
– Após aprovação em todos os módulos, o aluno pode solicitar seu Certificado digital gratuitamente ou o físico com papel especial e selo mediante pagamento de taxa.
– O estudo e avaliação são simples, mas exigirão atenção para que possa obter sucesso
– Todos os módulos e materiais são disponibilizados 24 horas em nosso portal, onde você terá o tempo que quiser para fazer o estudo do conteúdo.
No nosso portal você conta com suporte e tutoria além de material de apoio, Bibliotecas específicas para seu curso e também de todos os gêneros.
O aluno tem acesso total ao portal, que dispõe de Cursos de Capacitação Grátis, Cursos de Idiomas grátis, Material Pedagógico e Acadêmico.
ATENÇÃO: Nosso Doutorado NÃO é um curso Estrito Sensu reconhecido ou regulamentado pelo MEC/CAPS. Porém tem caráter de validade em alguns aspectos por ser um curso registrado e reconhecido fora do órgão oficial do Governo junto ao IBRATEP.org que é uma empresa e certificadora de cursos oficializada pelo governo federal através do INPI.
Ao concluir o curso o aluno poderá baixar o certificado diretamente no seu portal.
CERTIFICADO DIGITAL: A emissão do certificado digital é gratuita.
CERTIFICADO FÍSICO: Caso Queira receber o certificado impresso em sua casa é cobrado uma taxa de envio e impressão.
IMPORTÂNCIA DO CERTIFICADO: É a melhor maneira de comprovar a sua qualificação profissional e investir em sua carreira
BASE LEGAL DO CERTIFICADO: Lei nº 9394/96, do Decreto Presidencial n° 5.154, de 23 de julho de 2004, Art. 1° e 3° e as normas do Ministério da Educação (MEC) pela Resolução CNE n° 04/99, Art. 11, referente a educação continuada do trabalhador.
Um certificado do segmento reconhecido e válido em todo o Brasil!
Nosso Doutorado NÃO é um curso Estrito Sensu reconhecido ou regulamentado pelo MEC/CAPS. Porém tem caráter de validade em alguns aspectos, por ser um curso registrado e reconhecido fora do órgão oficial do Governo junto ao IBRATEP.org que é uma empresa e certificadora de cursos com marca registrada do INPI.
Para cada módulo tem uma avaliação que pode ser questionário ou resumo, e as dúvida podem ser tiradas direto com a tutoria por chamados ou sala ao vivo.
Nossa metodologia permite que o aluno conclua no seu tempo. Não tendo tempo mínimo nem máximo para a conclusão.
Para cada módulo tem uma avaliação cujo padrão é em formato de resumo, podendo o aluno optar por questionário desde que faça a solicitação a tutoria.
© 2024 Escola Premium/ibratep.org. Todos os direitos reservados. CNPJ. 33.077.114/0001-99
Preencha corretamente os dados que se pede e clique em enviar
Após enviar seus dados você irá receber um protocolo com dados de acesso ao portal e para pagamento. Após confirmação de pagamento seu curso será liberado em até 24hs