Não achou seu curso? Solicite aqui!
"Oferecemos cursos personalizados para atender perfeitamente às suas necessidades!"
(83) 3142-1136
contato@ibratep.org
📜 O Mestrado Livre do UNIBRATEP, com certificação oficial do IBRATEP.ORG, oferece formação sólida e interdisciplinar, ideal para quem deseja ampliar autoridade acadêmica, atuar em pesquisas e aperfeiçoar competências profissionais.
🏛️ O que são Mestrados Livres?
São formações não regulamentadas pelo MEC, voltadas à qualificação profissional e atualização acadêmica, com base na Lei da Liberdade Profissional.
🔹 Mestrado acadêmico: regulamentado pelo MEC, exigido em universidades e concursos específicos.
🔹 Mestrado livre: amparado pela legislação dos cursos livres, com flexibilidade e foco prático, sendo aceito conforme edital ou instituição.
✅ Ambos conferem o título de “mestre”, mas diferem na regulamentação e finalidade. O Mestrado Livre valoriza a autonomia do saber e a formação aplicada à prática profissional.
.
A Escola não estabelece tempo mínimo ou máximo para a conclusão do curso. Todo o material permanece disponível no portal, permitindo que o aluno estude e realize as avaliações quando desejar. Cada módulo possui sua própria avaliação, e o aluno pode enviá-las quantas vezes quiser no mês.
– Todos os módulos e materiais são disponibilizados 24 horas em nosso portal, onde você terá o tempo que quiser para fazer o estudo do conteúdo.
Módulo 1: Fundamentos Teóricos do Ensino de História
Objetivo: Explorar as bases teóricas que sustentam o ensino de História, com ênfase nos principais debates historiográficos e pedagógicos.
História e educação: evolução histórica do ensino
Correntes historiográficas e o ensino de História
História como disciplina escolar
Teoria crítica da educação e suas implicações no ensino
Módulo 2: História e Memória
Objetivo: Discutir a relação entre história e memória no contexto da educação, e como isso impacta a forma de ensinar e transmitir o passado.
Memória individual e coletiva
História, memória e identidade
O papel dos museus e arquivos no ensino
Desafios da história oral no ambiente escolar
Módulo 3: Didática e Metodologias do Ensino de História
Objetivo: Apresentar e debater as diferentes metodologias de ensino e sua aplicabilidade nas aulas de História.
Métodos tradicionais e inovadores no ensino de História
O uso de fontes históricas no ambiente escolar
Planejamento de aulas e sequências didáticas
Avaliação de aprendizagem em História
Módulo 4: História e Cultura Visual
Objetivo: Estudar como as imagens e outras formas de representação visual podem ser usadas no ensino de História.
História e cultura visual: conceito e implicações
Análise de imagens históricas e seu uso em sala de aula
Fotografia, cinema e história
Representação do passado na cultura de massa
Módulo 5: História e Tecnologias Digitais
Objetivo: Explorar as novas tecnologias e como podem ser usadas para enriquecer o ensino de História.
Tecnologias da informação e ensino de História
Ferramentas digitais e plataformas interativas
Jogos educacionais e simulações históricas
Uso de redes sociais e mídias no ensino de História
Módulo 6: História Global e Ensino
Objetivo: Investigar como o conceito de História Global pode ser integrado ao currículo e à prática pedagógica.
História Global: perspectivas e desafios
Interconexões entre diferentes regiões do mundo
Ensino de História Global no Brasil e no exterior
Multiculturalismo e a construção de narrativas globais
Módulo 7: Ensino de História do Brasil
Objetivo: Estudar as especificidades do ensino de História do Brasil e os desafios que essa área apresenta.
História do Brasil e suas interpretações
Temas centrais da História do Brasil no ensino médio e fundamental
A escravidão e seus desdobramentos no ensino
Ensino da História indígena e afro-brasileira
Módulo 8: Gênero, Raça e Classe no Ensino de História
Objetivo: Discutir a interseccionalidade de gênero, raça e classe e sua importância no ensino de História.
Gênero e história: temas e abordagens pedagógicas
Raça e racismo nas narrativas históricas
Classes sociais e suas representações na história
História e movimentos sociais: inclusão de novas vozes
Módulo 9: Educação Patrimonial e Ensino de História
Objetivo: Explorar o conceito de educação patrimonial e suas aplicações no ensino de História.
Patrimônio histórico e cultural
Projetos de educação patrimonial no ambiente escolar
Patrimônio imaterial e sua preservação
Visitas pedagógicas e seu papel no ensino de História
Módulo 10: Psicologia e Aprendizagem em História
Objetivo: Analisar como o desenvolvimento cognitivo e as teorias de aprendizagem influenciam a maneira como os alunos compreendem a História.
Teorias da aprendizagem aplicadas ao ensino de História
Desenvolvimento cognitivo e a compreensão histórica
História, memória e esquecimento: um olhar psicológico
Afetividade no ensino e na aprendizagem de História
Módulo 11: Políticas Educacionais e o Ensino de História
Objetivo: Estudar as políticas educacionais e sua influência sobre o currículo e o ensino de História nas escolas.
Políticas curriculares e a disciplina de História
Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e suas diretrizes
Reforma do Ensino Médio e o impacto na História
Formação continuada de professores de História
Módulo 12: Ética e Ensino de História
Objetivo: Refletir sobre as questões éticas que permeiam o ensino de História, como a verdade histórica, a objetividade e o uso de fontes.
A busca pela verdade histórica: problemas e dilemas
Ética no uso de fontes e narrativas históricas
Neutralidade e subjetividade no ensino de História
O papel do professor de História como mediador ético
A Escola não estabelece tempo mínimo ou máximo para a conclusão do curso. Todo o material permanece disponível no portal, permitindo que o aluno estude e realize as avaliações quando desejar. Cada módulo possui sua própria avaliação, e o aluno pode enviá-las quantas vezes quiser no mês.
O Certificado físico vai impresso em papel moeda especial com selo de autenticidade e registro
O TCC é opcional. Caso o aluno não deseje realizá-lo, basta solicitar a dispensa diretamente à tutoria, sem necessidade de justificar o motivo.
Se o aluno optar por elaborar o TCC, não há necessidade de apresentação. O trabalho deve ser apenas enviado para correção, seguindo o modelo padrão já disponível no portal.
A tutoria está disponível para orientar e esclarecer dúvidas sobre o formato e o envio do material.
ATENÇÃO: Nossos Mestrados NÃO são cursos cursos Estrito Sensu reconhecidos ou regulamentados pelo MEC/CAPS. Embora tenha validade por ser reconhecido como Curso Livre Aurorizado por portaria do MEC e Lei de Diretrizes e Bases. Por isso tem caráter de validade em alguns aspectos, além de serem registrados e reconhecido fora do órgão oficial do Governo junto ao IBRATEP.org que é uma empresa certificadora de cursos oficializada pelo governo federal através do INPI.
Ao concluir o curso o aluno poderá baixar o certificado diretamente no seu portal.
CERTIFICADO DIGITAL: A emissão do certificado digital é gratuita.
CERTIFICADO FÍSICO: Caso Queira receber o certificado impresso em sua casa é cobrado uma taxa de envio e impressão.
IMPORTÂNCIA DO CERTIFICADO: É a melhor maneira de comprovar a sua qualificação profissional e investir em sua carreira
BASE LEGAL DO CERTIFICADO: Lei nº 9394/96, do Decreto Presidencial n° 5.154, de 23 de julho de 2004, Art. 1° e 3° e as normas do Ministério da Educação (MEC) pela Resolução CNE n° 04/99, Art. 11, referente a educação continuada do trabalhador.
Um certificado do segmento reconhecido e válido em todo o Brasil!
R$ 1.199,90
VALORES PROMOCIONAIS:
• À vista: R$ 849,90
• Cartão: 12x de R$ 99,90
VALORES PROMOCIONAIS:
• À vista: R$ 849,90 (
• Boleto / Pix: 6x de R$ 199,90
• Boleto / Pix: 8x de R$ 149,90
📌 Download de Material Grátis
📌 Materiais Pedagógicos Grátis
📌 Bibliotecas Grátis
📌 Cursos de Idiomas Grátis
📌 Suporte e Tutoria
Preencha corretamente os dados que se pede e clique em enviar
Após enviar seus dados você irá receber um protocolo com dados de acesso ao portal e para pagamento. Após confirmação de pagamento seu curso será liberado em até 24hs